Arroz de polvo da vó Alzira

11904630_625613500912818_1330030626837919005_n

Esse prato é bem típico da minha infância e adolescência e nada melhor que “iniciar os trabalhos” com ele. Sempre que ouço a palavra polvo logo crio a lembrança emocional com essa comida, que minha avó sempre preparava aos domingos. Apesar de não ser um elemento familiar para todos, o polvo tem propriedades excelentes para a saúde: é rico em Ômega 3 e essa proteína tem pouquíssimas calorias. Para quem não curte muito comer feijão, ainda dá pra obter o ferro-nosso-de-cada-dia através do polvo, pois essa proteína é bem rica. Além de cálcio, fósforo, potássio e selênio. Já li que ele ajuda a desenvolver o cérebro das crianças, mas não tenho comprovações reais dessa função do polvo. De toda forma, tem como não amar? 

Arroz de Polvo da Vó Alzira:

Ingredientes:

2 pacotes de polvo congelado (ou comprar fresco em uma peixaria, se preferir)
2 cebolas grandes
2 cabeças de alho
2 tomates grandes
2 copos e 1/2 de arroz
2 copos de água para preparar o arroz
2 folhas de louro, azeite, sal e vinagre

Preparo: Descongele o polvo, caso tenha optado pelo congelado. Limpe com água fervente. Pode lavar umas duas ou três vezes com água corrente e jogar a água fora. Corte o polvo em pedaços e tempere com alho, sal e vinagre.

Coloque numa panela 2 cebolas grandes, em pedacinhos, e duas cabeças de alho, regue com azeite e deixe dourar.polvo01

Adicione dois tomates grandes picados, assim que começar a dourar a cebola e o alho. Tempere com sal e coloque o polvo, deixe refogar. Adicione um pouco de água, para evitar que o polvo grude no fundo da panela, se necessário.

polveto

Quando o polvo estiver al dente, adicione o arroz, adicione água – use a medida: complete de água até faltar dois dedos para alcançar a borda da panela. Deixe ferver e ajuste o tempero.polvinho  Quando estiver com pouca água, mas “molhadinho”, está pronto para servir.polvi

Agora é só servir:

pppp

Arroz de polvo.

Comente!